A sociedade embriagada pela intolerância

19 de jun de 2014
Ataques a monumentos históricos. Repressão. Massacres. Holocausto. Escravidão. Esses são alguns acontecimentos que trazem à tona uma discussão importante na sociedade atual: a intolerância. A humanidade já está acostumada a assistir episódios políticos, religiosos e sociais que demonstram a intolerância por parte de muitos, mas essa questão pede uma análise mais profunda de suas causas e consequências.

Ser intolerante é absorver um ideal com tanta força e ter uma presunção tão grande que tudo tem que funcionar exatamente de uma única forma; considerar a possibilidade de que todo ser humano deve ter o mesmo pensamento, e focar em si próprio e no seu crescimento pessoal, incentivando o individualismo, um dos maiores males do mundo atual. Este faz com que se aceite menos o outro e suas diferenças, principalmente quando se afastam daquilo que é tido como “normal”, tornando o homem mais intolerante.

Além disso, deve-se considerar a questão dos pré-conceitos. Uma das mais marcantes características do mundo contemporâneo é a globalização que, com a ajuda da internet, pode auxiliar a disseminar a intolerância, pois muitas ideologias deturpadas são espalhadas. Assim, as pessoas já enxergam certos assuntos com conceitos pré-formados, antes mesmo de conhecê-los.

Portanto, deve ficar claro que existem diversos aspectos atuais que fazem com que algo tão antigo como a intolerância tome formas catastróficas e até mortais; afinal, grande parte das atrocidades humanas foram cometidas por pessoas embriagadas pela mais profunda intolerância apoiadas sempre por uma verdade “imutável”. Cabe ao homem selecionar as informações que recebe, buscando saber o que é coerente ou não. Além disso, não devemos radicalizar nenhum movimento político, religioso ou social, pois os extremistas existem em todo lugar, mas são minoria, e não devem responder pelo todo que representam.

O quadrinho utilizado nesse post foi retirado do site Quadrinhos Ácidos. Logo, logo farei um post falando sobre o site e seu criador Pedro Leite.
2 comentários:
  1. Você disse tudo que eu penso,sobre essa embriaguez de intolerância. Eu amei :)
    O blog é incrível,parabéns ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário que as pessoas discutam sobre isso, pois a sociedade está completamente embriagada não só pela intolerância mas também pela hipocrisia. Fico muito feliz que tenha gostado :) Obrigada

      Excluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo