Você sabe o que é feminismo?

30 de nov de 2014
Eu decidi fazer um post um pouco diferente aqui no blog, afim de debatermos sobre o feminismo. Recentemente, esse assunto vem sendo cada vez mais debatido na sociedade, mas será que todo mundo que comenta sobre isso sabe realmente o que é feminismo?

A maioria das pessoas associam o feminismo a algo ruim, pois são informadas de maneira errada, por isso que não adianta ficar preso ao que você ouviu falar. É sempre bom pesquisar e se informar sobre o assunto, aliás, sobre qualquer assunto.

Então, no post de hoje eu vou disponibilizar alguns links para que vocês se informem sobre o assunto e forme sua própria opinião! Mas antes algumas coisas básicas:
  • Feminismo não é o oposto de machismo;
  • Feminismo não é o mesmo que misandria, que é o sentimento de odiar os homens, mas algumas feministas se autodenominam misândricas;
  • Homens podem ser feministas etc.

  • Vamos falar sobre feminismo? - Depois dos Quinze
    Eu senti um orgulho tão grande quando a Bruna convidou a Gabi para falar sobre o assunto no blog dela! O DDQ é um blog grande, então o post atinge muitas pessoas e de certa forma as fazem mudar de ideia, entender o que realmente é o feminismo.
    "Quando eu falo a palavra “feminismo”, o que vem à sua cabeça? Se é alguma coisa ruim, esse post vai servir para te fazer entender o real significado da palavra. Muita coisa que se diz sobre o feminismo não tem nada a ver com ele – e esse é o problema da desinformação."

    5 indícios de que você é feminista - Lully de Verdade
    A Lully fez um vídeo muito bom sobre feminismo e alguns indícios se você é ou não feminista. Ela falou sobre alguns paradigmas da sociedade como "Homem pode pegar todo mundo, mas mulher que faz isso é chamada de fácil" ou o o fato de sempre colocarem a culpa na mulher por ter sido estuprada.
    "O maior palavrão com a letra F atualmente parece ser FEMINISMO. Calma, cara! Nesse vídeo vou te mostrar que ser feminista não é nenhum bicho de sete cabeças, que você pode ser feminista e ainda gostar de homem. E ainda: você pode ser feminista e SER homem!"

    Qual é o papel do homem no feminismo?
    A Polly fez um post falando um pouco sobre como os homens podem ajudar no feminismo, não precisam ser feministar, mas tratar as mulheres como gostariam de ser tratados, ser parceiro na luta pela igualdade etc. Aliás, indico o blog inteiro, lá tem diversas postagens sobre o assunto!
    "Amigo, aproveita que você já tem voz na sociedade e a use junto aos homens. Você não precisa vir dar sua opinião sobre o que você acha do feminismo. Faça o que você puder fazer pra ser parceiro na luta pela igualdade e comece tratando as mulheres como gostaria de ser tratado. Se você acha que seu papel de macho provedor que não pode chorar é opressor, faça algo você mesmo pra mudar sua situação."

    Por que é tão difícil ser feminista? - Think Olga
    O Think Olga é um blog voltado para falar sombre o feminismo e lá você pode conferir os dados e outras informações da Campanha Chega de Fiu Fiu, que combate o assédio sexual. O post em questão traz o trecho de uma palestra interessantíssima ministrada pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e também contém o vídeo da palestra completa.
    Eu tinha 14 anos e nós estávamos na sua casa, discutindo. Não lembro exatamente qual era o assunto, mas, enquanto argumentava, ele me olhou e disse: “Sabe de uma coisa? Você é feminista!”. Não era um elogio. Percebi pelo tom de voz dele. O mesmo tom que alguém usaria para dizer: “Você apoia o terrorismo!”.

    Mais links para vocês:
    A internet não gosta de mulheres
    Lugar de Mulher
    What is feminism to you?
    Emma Watson discursa na ONU sobre a campanha HeForShe
    Feminista Cansada
    35 dicas para homens compreenderem ou apoiarem o feminismo
    2 comentários:
    1. AAAAAA Carlinha, assim eu morro de amores por você <3
      acabei de ter um briga horrivel com uma das minhas melhores amigas, porque "eu não vejo mais graça e tudo pra mim é machismo" uma pena.
      lindo o post <3 parabéns

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu vi sobre a briga lá no grupo, é difícil discutir sobre isso, infelizmente...
        Obrigada <3
        Beijos

        Excluir

     
    Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo