O que é uma Missão Pessoal?

3 de dez de 2014
Esse é um daqueles assuntos que queria falar aqui no blog há um bom tempo, na verdade, desde que um professor falou sobre isso. Ele usou como exemplo o desenho "A Origem dos Guardiões", que gira em torno de Jack Frost que está a procura de seu cerne (sua missão pessoal), assistam a esse desenho. Eu achei o assunto tão interessante que decidi falar aqui no blog o que é uma missão pessoal e como eu estou tentando descobrir a minha. (Vai ser mais um desabafo do que um post explicativo haha)

O que é?
Missão pessoal é simplesmente aquilo que precisamos fazer para nos sentirmos completos. É entender o que faz cada um de nós acordar todas as manhãs. Um sentimento que nos faz seguir adiante independente dos obstáculos, é algo que nos faz passar a madrugada em cima de um projeto, porque acreditamos nele, é algo que nos faz trabalhar de graça, pelo simples prazer de fazê-lo e que te ajuda a entender o que é realmente importante na sua vida, a fazer as escolhas corretas, a definir seus objetivos de vida e principalmente a colocar seu tempo para ser utilizado com mais sabedoria.

Mas como podemos descobrir a nossa missão pessoal?
Você deve saber que não é fácil nem rápido, mas também não demora tanto. Depende muito de cada um. Conheço pessoas, que com 9 anos já havia decidido o que iria fazer e qual era a sua missão. Eu decidi descobrir a minha missão pessoal, porque acredito que ela possa me ajudar a decidir qual curso farei na faculdade ano que vem, porque eu estou absolutamente perdida em meio a tantas possibilidades.

Primeiro passo
Encontrar a resposta para algumas perguntas como:
  • O que te faz sentir completo?
  • O que você gostaria de fazer para se considerar completamente realizado?
  • Quais são as coisas mais importantes da sua vida?
  • O que você jamais aceitaria fazer?
  • Como você gostaria de ser lembrado? Se você estivesse fazendo 100 anos hoje, o que você gostaria que seus amigos e familiares dissessem de você?
  • Qual legado gostaria de deixar para as próximas gerações?

  • Segundo passo
    Escrever uma declaração de missão pessoal pode ser simples, mas escrever uma boa declaração de missão pessoal, além de levar tempo, já não é tão simples assim. Você pode usar o modelo abaixo feito por Ediberto Santos:
    1. Identifique seus talentos e habilidades: aponte coisas que você é naturalmente bom ou coisas que você gosta de fazer. O que as pessoas comentam de positivo sobre você, sobre suas características, sobre seus traços de personalidade?

    2. Defina seus principais valores: podemos definir “valores” como tudo aquilo que acreditamos ser importante em nossas vivas e costumamos representá-los de maneira abstrata como: amor, honestidade, diversão, segurança, lealdade, amizade, etc. Os nossos valores norteiam nosso modo de viver e de caminhar, e exercem grande influência na forma como trilhamos os caminhos para alcançar nossos objetivos.

    3. Determine seus objetivos: Por que você está escrevendo uma declaração de missão? Qual é o seu objetivo final? O que você pretende alcançar, utilizando seus talentos e seus valores?

    Depois dos três passos definidos, preencha o modelo abaixo:
    Minha missão é usar [talentos]
    para atingir [objetivos],
    baseado nos [valores].

    É importante não confundir missão pessoal com objetivo, pois sua missão deve ser motivadora, além de abranger todas as áreas da sua vida, e não somente a profissional ou a pessoal. Ela também deve ser atemporal, algo que você vai levar para o resto da vida, portanto, não deve ser aplicada a algo que tenha um fim, como faculdade, trabalho etc.

    Os passos acima podem te ajudar a descobrir sua missão pessoal. Quando você descobri-la, passará a ver como muitas coisas farão mais sentido e como ficará mais fácil tomar decisões. Sabe aquela sensação de dúvida, de não saber ter mil caminhos e não saber por qual seguir? Ter uma missão pessoal é garantir que você não passará por isso novamente, pois ela servirá de base para suas respostas. Quem sabe em um próximo post sobre esse assunto eu já tenha descobrido minha missão e venha aqui para contar...
    14 comentários:
    1. Ja encontrei a minha missão desde quando eu era criança. Amei o post, vai ajudar aqueles que não descobriram qual é a deles ainda.

      http://www.garotadosuburbio.com/

      ResponderExcluir
    2. Eu descobri minha missão pessoal ano passado e fiquei muito mais feliz depois de ter descoberto,espero que todos consigam se sentir como eu assim que seguirem os passos que você propõe.
      Postagem perfeita *--*
      Beijos ♥ ♥

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu não sabia disso Jenny! Eu espero também, deve ser tão bom!
        Beijos

        Excluir
    3. Ai vou usar as dicas do post, sou a perdida no momento...
      www.belapsicose.com

      ResponderExcluir
    4. Adorei o post, ficou muito bem explicadinho e lindo! Realmente é um ótimo exercício para quem está meio "sem rumo" :) Fiquei apenas com uma dúvida lendo o texto: é possível termos mais de uma missão?

      Beijos!
      www.sonhosdemelbi.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gabi, fico feliz que tenha gostado do texto! Eu tentei pesquisar sobre o assunto, e não encontrei nenhum artigo falando sobre ter duas missões, se eu descobrir alog, quem sabe em um próximo post....

        Beijos

        Excluir
    5. Parabéns flor, adorei o post. Muito bem explicado! Sucesso pra você!
      http://yasrodrigues.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Que artigo legal!
      Tô em busca da minha missão, mas é bem complicado por que gosto de muitas coisas e quero fazer muitas coisas, mas vou seguir os passos e ver se consigo diminuir os interesses rsrs
      Razô no post, bem escrito!
      Beijos =*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também sou assim Giselma HSUAHSU gosto de tudo, mas vamos procurar siim!
        Obrigada!
        Beijos

        Excluir
    7. Eu demorei um tempo para descobrir qual era a minha missão, e eu só descobri ela na fase adulta, não tenha pressa Carlinha, você vai encontrar a sua, a gente se afirma mais com o passar dos anos... Amei o post e também amo esse desenho A Origem dos Guardiões, sempre assisto com a minha filha.
      Beijo, beijo, beijo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É difícil não ter pressa van :( mas eu espero que eu descubra logo.
        Adoro esse desenho!
        Beijoss

        Excluir

     
    Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo