Mentirosos - E. Lockhart

20 de jan de 2015

Mentirosos
E. Lockhart
Seguinte, 2014
272 páginas
Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. "Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, 'Mentirosos' é absolutamente inesquecível." - John Green, autor de "A culpa é das estrelas" "Uma história assombrosa sobre como as famílias vivem suas próprias mitologias. Triste, maravilhosa e real." - Scott Westerfeld, autor de "Feios"
Os Sinclair são uma família americana rica e renomada. Ricos, bonitos, altos, atléticos e vencedores. Sempre estão sorrindo, sempre estão por cima. Todos os anos, Cadence e sua família se reunem para que todos passem o verão juntos em uma ilha particular, próxima a costa de Massachusetts.


Sua história começa no verão dos oito quando ela conhece Gat, um amigo de seu primo Johnny, e sem querer, eles se tornam grandes amigos e vivem juntos, até que se apaixonam. Acontece que Gat não é da família e é totalmente diferente dos Sinclair, tem opiniões divergentes, ele não quer mentir ou fingir, só quer ser ele mesmo. E para Gat e Cady, estar juntos é a coisa mais maravilhosa que existe. Até que chega o momento de se separar.

Tudo muda no verão dos quinze. Neste verão, um estranho acidente faz com que Cadence perca a memória e fique com terríveis sequelas: dores terríveis de cabeça, enjoos, depressão, fraqueza e angustia devido a sua falta de memória. Cady não sabe o que aconteceu e o que realmente mudou, mas tem certeza de que precisa descobrir como lembrar do seu passado.

Ela perde a vontade de fazer as coisas que gosta, não consegue estudar, vive a base de analgésicos e começa um projeto pessoal de doação de suas coisas. As dores de cabeça pioram cada vez mais e a angústia de não lembrar o que aconteceu está acabando com ela. Ela mudou muito, e não era somente seu cabelo pintado de preto que a diferenciou dos demais Sinclair. Ela não vê mais sentido em fingir, em mentir e em gastar tanto dinheiro ou acumular coisas, como o resto da família, sendo completamente incompreendida. Ela fica afastada da ilha por dois anos, e Gat nem sequer a procura, então ela tenta se comunicar com seus primos, Johnny e Mirren, mas eles nunca a respondem.

Por que estão tratando-a assim, como se ela não existisse? E o que aconteceu naquela noite, em que ela acordou sozinha – sem parte de suas roupas e de sua memória? Cady passa a ter um grande desejo, ela quer desesperadamente voltar para a ilha particular dos Sinclair, para reencontrar os Mentirosos, tentar desvendar os mistérios envolvendo seu acidente e recuperar a memória do antes e depois do verão dos quinze.


Minhas impressões
Eu comprei Mentirosos devido à boa reputação dele. Sabem quando um livro é tão bem falado que você simplesmente precisa saber o que é que ele tem de tão bom? Então, Mentirosos é assim, mas você tem que ler para tirar suas próprias conclusões, para saber porque a história é tão surpreendente e envolvente.

Não tinha muita ideia do que esperar desse livro, já que a sinopse não nos releva quase nada e não li nenhuma resenha. No final do livro a Editora nos pede para não estragar a experiência de ninguém, por isso, tive muito cuidado ao elaborar essa resenha, não queria estragar as experiências pessoais de cada um de vocês.

A Editora Seguinte fez um excelente trabalho na diagramação do livro, que é dividido em cinco partes e com capítulos bem curtos, fazendo com que a leitura se torne rápida e seja quase impossível de ser pausada.

Mentirosos é um livro maravilhosamente bem escrito. Lockhart consegue desenvolver o enredo, escondendo o grande segredo da história de maneira a deixar os leitores sem chão na medida em que tudo nos é revelado. Se você tiver um olhar mais atento, conseguirá perceber algumas pistas que a autora dá durante a narrativa, e talvez até desvende o grande mistério antes da hora.

Eu não conseguiria expressar, mesmo que falasse por horas e horas, o quanto este livro me envolveu. Não há nada que vá te preparar para esta leitura. E tanto faz se você vai amar ou odiar o livro, de qualquer forma, garanto que você não sairá ileso.

Mentirosos me ensinou a importância do perdão para que se possa seguir em frente.

Mapa da Ilha
8 comentários:
  1. Oi Carla! Adorei o seu jeito de fazer resenhas ! Fica super fofo :)
    Eu tenho que fazer assim também, as minhas estão um desastre! Já tentei por no blockquote mas não consigo! Aff :(
    Como você fez esses icones pequenos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^-^
      Quais ícones, você fala dos de avaliação?

      Excluir
    2. Sim! Esse mesmo! Vão usar sua diagramação como inspiração, pode?
      Beijos :*

      Excluir
    3. Pode sim, para as estrelas uma blogueira disponibilizou uns lindos e bem parecidos:
      Download Classificação de Resenhas

      Beijos

      Excluir
  2. Amei a resenha ^.^. Realmente é muito linda a forma que você faz as resenhas hehe.
    ~Já quero comprar o livro pra tirar as minhas "próprias conclusões" também :3.

    Beijos
    Garota Imperfeita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sabrina, compre sim e depois me diga o que achou, assim podemos discutir sobre o final do livro!

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei a resenha,deu muita vontade de ler ^.^ adoro livros nesse estilo,ainda mais porque eu sempre tento descobrir o final antes de terminar o livro rsrs :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jenny <3
      Não faça isso, é muito ruim descobrir o final antes, eu acho SUAHUS

      Beijos

      Excluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo