O polêmico clipe "Elastic Heart" de Sia

9 de jan de 2015
Esse post talvez seja um pouco polêmico para algumas pessoas, é sobre o novo clipe da Sia: Elastic Heart. A grande questão é que muita gente viu apologia à pedofilia no clipe, mas nesse post quero abrir um pouco a mente dessas pessoas, fazê-las entender a sensibilidade e o significado do clipe.
And another one bites the dust
Oh why can I not conquer love
And I might have thought that we were one
Wanted to fight this war without weapons
And I wanted it I wanted it bad
But there were so many red flags
Now another one bites the dust
Yeah let's be clear I'll trust no one
O clipe em questão foi maravilhosamente interpretado por Maddie Ziegler e Shia LaBeouf. Caracterizada na mesma maneira como no primeiro clipe (Chandelier), Maddie, uma menina de só 12 anos agora está presa numa gaiola com Shia LaBeouf. Os dois dançam ao som da nova canção de Sia, Maddie consegue se libertar, mas volta para tentar ajudar Shia a sair da prisão. A canção fala sobre a relação de Sia com seu pai.

O clipe possibilita diversas interpretações, abaixo vou apresentar a minha e recomendo que a leia antes de ver o clipe que estará logo abaixo!
Interpretação
Ao assistir o clipe pela primeira vez eu estranhei, então assisti de novo com calma, prestando atenção tanto na letra quanto na dança contemporânea, uma modalidade de dança em que o bailarino tem autonomia para construir suas próprias particularidades coreográficas, acho que foi isso que a maioria das pessoas estranhou. Os movimentos que aparentemente são estranhos para as pessoas são os sentimentos íntimos e profundos dos artista, é a forma que encontraram para se expressar.

Há um momento em que o pai dela sobe até o topo da gaiola (que representa a mente dele) enquanto ela está dormindo, depois ele tenta acariciá-la, mas ela tem medo, porque ele tem comportamentos agressivos (para quem não sabe, o pai de Sia sofre de distúrbios mentais). Ela em seguida, toca no rosto dele e fica tentando mudar as suas expressões, o que significa que ele é uma pessoa instável.

Momento em que ela saiu da jaula pela primeira vez (3:11)
No final, ela tenta escapar da jaula com ele, mas só ela pode sair, e embora tente, seu pai fica dentro, ou seja, preso em sua doença. É um vídeo muito doloroso, refere-se à luta pelas pessoas que amamos, e ao problema que muitas pessoas enfrentam: tirar a pessoa amada do escuro quando é impossível...

Outra interpretação: É uma metáfora. A criança é o espírito livre. O adulto é um coração pesado. A gaiola é o corpo. Eles estão em uma constante luta um com o outro, apesar de se amarem muito. O espírito livre está frustrado com o coração pesado e tenta levá-lo com ele para a liberdade, o coração pesado tenta manter o espírito livre dentro. No final, o espírito livre tenta desesperadamente tirar o coração pesado com ele, mas é muito pesado, e não consegue. O coração pesado percebe que ele tem que deixar o espírito livre ir, mas isso o deprime profundamente. (Leslie Whistley )

Agora, assista ao clipe, tendo em mente as duas interpretações e faça a sua também!



E lembre-se de sempre ter a mente aberta! Música é arte, a dança é arte, para realmente compreender, você deve tentar interpretar a mensagem que o artista está tentando transmitir.

O que você achou do vídeo? Qual a sua interpretação? Conte nos comentários, vou adorar ler!
31 comentários:
  1. Fernanda está desmaiada!
    Não basta o clipe estar maravilhoso, seu post ficou igualmente lindo! Mostrando o lado sensível e delicado da música, trazendo interpretações tão especiais. Parabéns, Carla! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que estou arrasada com esse comentário Fernanda haha
      Obrigada de coração, fico feliz de ter conseguido passar toda a sensibilidade do clipe!
      Beijos

      Excluir
  2. CARLA! Socorro! É exatamente isso! Tive algumas outras interpretações também, mas na mesma linha de pensamento, incrível!
    Obrigada por escrever isso. Um clipe tão lindo assim não deveria ser confundido com algo malicioso... mas isso é a prova de que as pessoas não "saem da gaiola" e que tá faltando sensibilidade no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Aléxia, as pessoas, como você disse, estão presas na gaiola com a mente fechada, triste ver isso :(
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  3. Nossa, como a imaginação das pessoas consegue ir tão longe assim. Li um comentário que fizeram no twitter sobre isso e não sabia o que pensar, sinceramente, eu não vi pedofilia nenhuma ali. Imagine como a cantora deve se sentir ao tentar por seus sentimentos numa música e as pessoas interpretarem completamente errado. Mas acho que isso nunca vai mudar, quando a pessoa não entende, faz esse tipo de associação. Seu post ficou incrível, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Mari, se eu fosse a Sia ficaria triste de tentar passar uma mensagem tão bonita com tanta sensibilidade e ser mal interpretada e vi que ele ainda pediu desculpas?!
      "Peço desculpa para aqueles que se incomodaram com “Elastic Heart”. Minha intenção era de criar um conteúdo emocional, não era de chatear"
      Obrigada!

      Excluir
  4. Ótimas as suas colocações, Carla.
    Eu vi esse clipe hoje e achei maravilhoso, eu adoro demais as músicas da Sia, são de uma simplicidade incrível. E ao contrário do que muita gente disse desse clipe, de muita conclusão ruim, eu achei que ele tinha uma mensagem muito forte, e lendo seu post, deixou bem mais claro aquilo que eu achava.

    Blog lindo! <3
    beijão,
    www.barbarices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bárbara, entrei no seu blog e que layout maravilhoso :O <3
      Eu sempre gostei do estilo dela, há um tempo não vejo um clipe que me desperte essa sensibilidade eu até chorei...

      Awn, obrigada!

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Carla!!!
    Amei muito a sua interpretação, eu ainda não tinha visto o clipe e amei muito. Eu entendo exatamente o que é lidar com a instabilidade de alguém, já que passei o mesmo com meu pai.
    Lindo clipe, e cara, o Sia tá muito diferente rsrsrsr.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Annie <3
      Com certeza você entende, fico feliz que gostou do clipe. Diferente é pouco aushua
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Carla!
    Você merece ser aplaudida em pé! :)

    Eu havia lido muitas baboseiras sobre este vídeo, mas não tinha assistido ainda. Foi uma ótima oportunidade.
    Concordo com a sua interpretação e acho extremamente válida a informação sobre a dança contemporânea. Muita gente critica sem ao menos saber do que se trata. o.O Vai entender...
    Essa dualidade presente no vídeo, este contraste, faz da letra ainda mais profunda.
    Não sei o que esse povo critica tanto!

    O sentimento é intenso e a dança apenas reforça isso, tornando a letra mais bela ainda!

    Parabéns pelo post!

    Um beijo,

    Algumas Observações
    Nosso Clube do Livro
    Teoria, Prática e Aprendizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Obrigada hihi

      Fico feliz de ter te dado essa oportunidade, com certeza, acho que esse foi o principal motivo pelo qual o vídeo se tornou alvo de críticos, a falta de informação...

      Obrigada Fê!
      Beijos

      Excluir
  7. Palmas para este post, sem dúvida esclareceu muita coisa e cheguei arrepiar em algumas partes. Seu post ficou incrível com essas analises e a do seu ponto de vista faz total sentido. Parabéns.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Danii! Fico feliz de ter causado essa sensação e que minha análise fez sentido haha
      Beijos

      Excluir
  8. Vi agora aqui pela segunda vez. Na primeira vez que vi, confesso que não prestei muita atenção. Mas só me dei conta que era uma criança na metade do clipe. E isso me chocou um pouco, porque eu realmente não tava esperando. Gostei muito da sua análise. Principalmente a segunda, que de qualquer forma. é um complemento da primeira! =)
    Beijinhooos! Adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas se choraram um pouco também, é natural, mas fico feliz que gostou das análises!
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  9. Anônimo14.1.15

    bacana sua explicação.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo16.1.15

    Acho que a caracterização da Maddie com aquele cabelo igual a própria Sia e depois a cena dela com o Shia aos 3:40 de video onde a face dele expressa uma emoção diferente a cada toque já deixa tudo na cara para quem sabe que o pai da Sia tem transtorno dissociativo de identidade. Dá para ver durante todo o clipe que a relação complicada da Sia com as múltiplas personalidades do pai é representada tanto pela Maddie com suas mudanças de atitude, quanto pelo Shia com as variações no modo de agir.

    É simplesmente pura ignorância e falta do que fazer chamar esse clipe de apologia a pedofilia. Bom ponto de vista o seu aliás! Se todos tivessem esse ponto de vista..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anônimo, mas infelizmente as pessoas tem a mente tão fechada que nem esses pequenos detalhes que evidenciam a relação de pai e filha as pessoas veem...

      Com certeza, gostaria que todos tivessem o nosso ponto de vista :(

      Beijos e obrigada pelo comentário, gostaria de saber quem você é haha

      Excluir
  11. Anônimo22.1.15

    Eu não sou fã da Sia, muito menos tenho conhecimento de mais de 5 músicas dela, mas é de fato um absurdo associarem com pedofilia o vídeo. A primeira vez que vi o clipe me remeteu a algo clichê sobre se desprender de uma relação amorosa, de uma amizade e depois enquanto assistia mais vezes bolava outras, mas nunca em relação a pedofilia. Fiquei até assustada quando vi algo sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, eu achei um absurdo também, mas fazer o que neh? As pessoas tem a cabeça tão fechada, vivem em um mundo tão pequeno...

      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Análise MARAVILHOSA, fiquei encantada. Meus parabéns, Carla, tu conseguiu pegar toda a essência do clipe e da música e transformar em palavras.
    Um beeeeeeeijo <333

    http://listadasnuvens.blogspot.com/
    http://fragataminerva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elisa!!! Fico muito feliz de conseguir passar o que eu senti vendo o clipe!

      Beijo <333

      Excluir
  13. Anônimo10.2.15

    É triste ver como um retrocesso para esse belo videoclipe da Sia. As pessoas estão chamando de "pedofilia" e dizendo que é preocupante ver um homem e uma criança dançando juntos, aparentemente nua, de uma maneira "sexual". Acho que a parte mais triste sobre estas alegações é a forma como o cérebro condicionado de muitas pessoas distorcem um videoclipe e agem como se o mesmo fosse hipersexualizado. Quando outros artistas realizam algum tipo de ação vulgar em objetos inanimados ou quando deixam claro que aquele clipe/música parte pro apelo sexual, ninguém está indignado porque estamos tão superexpostos ao sexo que isso se torna algo normal. Muitas pessoas não podem ver qualquer forma de contato com o corpo, se é dança moderna ou simbolismo de um pai abraçando a filha, como outra coisa senão sexual. Quando eu assisti este vídeo pela primeira vez, eu vi características animalescas em duas pessoas presas em uma gaiola, no sentido literal e figurativo. Depois que li as interpretações desse blog, posso afirmar que a interpretação que mais fez sentido (para mim) é que o pai de Sia tinha transtorno de personalidade múltipla e era algo que tanto ela quanto ele lutou emocionalmente e aparentemente fisicamente. A dança moderna tem o poder de contar histórias muito emocionais, especialmente quando há dois dançarinos presentes. Nem todos os clipes musicais são destinadas a ser sexual. Especialmente este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * clap clap *
      Comentário fantástico! Fico muito feliz de ter conseguido mostrar o meu ponto de vista!
      E, acho que é exatamente o que você falou, estamos tão expostos a sexualização de tudo que algumas pessoas confundem as coisas :/

      A dança moderna é linda, as pessoas deveriam se informar mais sobre o assunto.

      Beijos! <3 <3 <3

      Excluir
  14. Sia declarou no twitter que os dois atores estão interpretando estágios dela mesma, e que a interpretação não representa o relacionamento dela com o pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi Mila, mas achei as duas interpretações válidas.
      Bjs

      Excluir
  15. Eu li várias interpretações desse clipe e agora aceitei o fato de que nunca vou entender de verdade, porém amei seu post. Gostei de ler o que você achou e fora que esse envolvimento sobre pai dela é muito emocionante mesmo.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou Bianca <3 é muito emocionante, sempre que assisto esse clipe, lágrimas brotam nos meus olhos!

      Beijos

      Excluir
  16. Eu acho que tem a possibilidade de não haver esses sentimentos profundos no clipe, o pai de sua sim podia ter problemas mentais eu tudo mais, mas as vezes ela não quis expressar isso no clipe ou nem se passou pela cabeça, isso pode ter sido um rumor criado na internet, eu já vi entrevistas no YouTube onde as pessoas colocam uma legenda que não tem nada a ver com oque a sua fala. Mas claro isso é apenas uma possibilidade ou um ponto de vista, oque eu acho é que é apenas um vídeo que mostra o surgimento de de uma relação amorosa com suas dificuldades no começo, ou até represente de certa forma a obra do artista alemão que se trancou com um coiote selvagem dentro de uma jaula e no final da experiência abraçou o animal ( essa é a alternativa que eu acredito). Realmente esse vídeo tem mil interpretações, essa é a minha. Obrigado por ler eu eu adorei as duas interpretações.

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo