Blogue como se ninguém estivesse lendo

1 de fev de 2015
Fonte: Melina Souza
Essa semana li um post maravilhoso da Annabel e não tive como não concordar com cada palavra que ela escreveu. Então decidi traduzir o texto dela para que mais pessoas tenham acesso a esse post!
Eu me lembro que nos primeiros meses do meu blog, eu blogava todos os dias, sobre tudo e a qualquer hora. A emoção de ter o meu próprio blog era enorme, e nem ligava se o post tinha apenas uma imagem e três linhas ou se nem tinha imagem. Eu não tinha leitores e não sentia nenhuma pressão para agradar as pessoas, ganhar seguidores e ter um conteúdo de qualidade profissional.

A vida era moleza pra mim e ainda hoje gosto de olhar meus posts antigos e relembrar tudo o que eu estava fazendo naquele momento (enquanto escolhia entre as fotos embaçadas da câmera do celular). Eu não consigo lembrar exatamente quando tudo mudou, mas acho que foi quando surgiu essa onda de blogs de beleza...

Hoje em dia, é muito comum um blog querer ser melhor que o outro, e criar uma certa rivalidade. E existem milhares e milhares de blogs surgindo todos os dias. Todos nós queremos ser ouvidos, para sermos reconhecidos pelas horas que passamos na internet e, mais importante para nos sentirmos incluídos na blogosfera.

É comum se sentir isolado no meio da multidão, especialmente se você ficar se comparando aos outros e tentando ser como os blogs de sucesso. É fácil para as pessoas escrever mensagens te aconselhando a ter inspiração, mas não copiar, criar um nicho, ser original e blá, blá, blá, isso é tudo muito lindo, mas não há nichos suficientes no mundo, a menos que você queira blogar sobre batom, kung foo e mergulho em alto mar em um blog só. Encontrar o seu nicho é difícil.

Eu sempre digo: pare de se preocupar. Pare de tentar ser único, você já é. Pare de se preocupar com curtidas, visualizações, retweets, seguidores e apenas blogue porque você ama. Você não pode agradar a todos e é muito improvável que você seja a próxima Zoella (blogueira britânica). Esse navio já partiu, então, basta que você seja o próximo.

O que eu quero dizer é que acho que o nosso blog se torna melhor quando paramos de tentar agradar a todos e passamos a blogar para nós mesmos, quando ficamos orgulhosos de nossos próprios posts. E quando isso acontecer, você irá brilhar e chamar a atenção dos outros para você. Relaxe, faça o que você quiser, coma um bolo, continuem blogando e seja incrível.


Eu realmente me emocionei com o texto dela porque mesmo que fora da blogosfera a gente tenta se encaixar nos padrões da sociedade, seja na escola ou no trabalho, sendo que isso não importa, temos que parar de nos preocupar em agradar todo mundo, uma vez a Amanda Arruda disse: Gata, se nem chocolate é amado pela totalidade da humanidade, quem você pensa que é pra querer agradar a gregos e troianos? Temos que aceitar a verdade: é IMPOSSÍVEL agradar todo mundo, mesmo forçando a barra e ficando no meio do muro. Repita como mantra todos os dias e leve isso pro resto da vida: não é necessário nenhum esforço para ser único, porque você já é. Só deixe que todos saibam disso.
24 comentários:
  1. Oiee Carlinha,concordo com cada palavra,sentimos muita pressão para sermos perfeitos em tudo,mas a intenção do blog é nos representar e se não podemos fazer isso de nada adiantará criar um layout perfeito e ter milhares de seguidores.
    Saudades *-* fiquei sem internet e nem consegui ver as atualizações do blog,mas vou ler todos agora mesmo :)
    Beijos ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, nada disso é necessário, você decide se quer ou não, é totalmente opcional!
      Tb Jenny, ok
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei esse texto Ca. E é realmente isso mesmo, temos blogar com o coração, como se ninguém estivesse olhando, como se aquilo tudo fosse pra você, e quem quiser ler pode ler. É como um diário aberto, onde você escreve tudo o qui você quer escrever, sem ligar se alguém vai ler.
    Adorei esse texto Carla, realmente traduz tudo o quii a maioria de nós queremos, mas que poucas conseguem. Já somos únicas por sermos nós mesmas.
    Temos que blogar com o nosso coração e porque amamos isso. Sem nenhuma pressão de ser famosa, se isso acontecer é uma consequência.
    Parabéns a blogueira que escreveu esse texto, e parabéns a você que postou aqui no seu blog, para que pudéssemos ver.
    Bjss minha flor.

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente mari, é um refúgio! Você tem que blogar por você, não pelos outros, não deve se preocupar com o que vão achar, faça o que der na telha HSAUAHSUA
      Beijos

      Excluir
  3. Estou quase chorando aqui :'(. Esse texto é lindo e acho que todas as blogueiras deveriam ler.

    Eu não tenho tantos seguidores, nem muitas curtidas, nem muitos comentários, mas isso não quer dizer que eu tenha que desistir de tudo.
    Se existem blogueiras famosas, foi porque elas lutaram muito pra chegar onde estão. E é isso que todas nós temos que fazer.
    Eu só faço posts que me agradam e se os outros quiserem ler, eles que leiam.

    Beijos
    Garota Imperfeita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam mesmo Sabrina!
      Lutaram mesmo, as pessoas tem a péssima mania de julgar e achar que foi fácil...

      Beijos

      Excluir
  4. Super reflexivo esse texto! Acho que tudo o que foi dito é verdade.

    Vejo muitas blogueiras tendo dificuldades na hora de postar. Tudo bem, todas temos nossos momentos em que a inspiração resolve dar um rolê e demora voltar. Mas se você cria um blog para falar do que você gosta, automaticamente vai haver assunto. O pior erro das blogueiras iniciantes é, por exemplo, querer falar de maquiagem sem nem entender do assunto. E entram nessa de falar de make por conhecerem muitas que fizeram sucesso, aí querem pegar carona no brilho dos outros. Acho que o melhor a ser feito é encontrar o seu nicho, o seu assunto preferido, algo que entenda, e escrever abertamente porque gosta, só. Todos deveriam ler isso!

    www.bonitapordentro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gabi, acontece mesmo e acho que o melhor é se afastar, relaxar e logo vem assunto que não acaba mais!
      Concordo plenamente com tudo que disse.

      Beijos e obrigada pelo comentário xoxo

      Excluir
  5. Estou na blogosfera a pouco tempo comparado a muita gente por aí, mas posso perceber que muitas meninas só fazem um blog com o objetivo e ganhar dinheiro, é pecado? não!, mas se você começa pensando dessa forma acaba postando tudo que bem pela frente, coisas que nao tem nada a ver com ela, tipo no meu blog eu nao falo de moda porque nao me identifico com isso então porque vou escrever sobre?. Tenho um blog como hobby e sei que cada post que faço é porque eu quero escrever, não ganho nada e estou bem com isso, até porque se eu ganhasse eu eu sentiria que tenho que postar por obrigação.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Susany, tornar algo prazeroso uma obrigação pode ser um perigo, um bom exemplo é a leitura: ela não é prazerosa se for por obrigação, cada um tem que encontrar um tipo de gênero que goste e lê-lo, assim como o seu nicho!

      Beijos

      Excluir
  6. Amei o texto, também concordo! Quanto mais pensamos em nós em poder fazer o melhor, porque queremos do nosso jeito, fica bem melhor.

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Sabrina, damos um toque pessoal na coisa hehe
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Boa tarde! Prezo pela originalidade e não a mesma linguagem .
    http://sspercia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, temos que ser nós mesmos, originais!
      Beijos

      Excluir
  8. Adorei o texto, realmente é difícil, ou melhor, impossível agradar todo mundo. Devemos ser apenas quem somos, fazendo o que gostamos, e da forma que gostamos, pois como tu disse, não é necessário nenhum esforço para ser único, porque já somos.

    http://lagrimas-de-diamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 <3 exatamente Luisa!

      Beijos

      Excluir
  9. Incrível! Amei o texto.
    Realmente, a blogosfera anda concorrida e acho que 99% das bloggers e vloggers famosas falam sobre moda. Ela são como inspiração pras meninas por ai.
    Mas concordo com cada palavra que ela disse, porque considero o fato de ser você é sempre melhor. Nada que é forçado é bom. Se você fizer algo com alguma intenção, não acho que vá sair legal. Prefiro escrever sem expectativas, porque ai o resultado que vier vai ser significante pra mim :D
    Ótimo post!
    Beijo,
    Daniella J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico realmente feliz que vocês estão gostando hehe e é exatamente o que você disse.
      Obrigada!

      Beijos <3

      Excluir
  10. Verdade, por isto continuo com o meu blog do jeito que ele é, bem pessoal.
    Não dá para ter prazer escrevendo só para agradar os outros :(

    Beijo Carlinha!

    Chá das 22 | Fanpage

    ResponderExcluir
  11. Uau! E a gente para pra pensar e é isso mesmo, já senti como se estivesse ali só para agradar aos outros e acabo nem gostando do que posto. Depois desse texto, é uma ótima hora pra eu entender que o blog é MEU e eu tenho que me sentir bem com ele :)
    Amei demais!

    Beijos
    Maria Clara Galeano
    www.republicadegarotas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ter feito você pensar sobre isso Clara!

      <3 <3

      Beijos

      Excluir
  12. Conheci seu blog hoje e esse texto me chamou muito a atenção! Eu tinha um blog exclui, e recuperei ele pois eu não estava me sentindo segura sempre pensando no que os outros iam achar de mim, pois sou um pouco tímida, mas lendo o texto me fez criar coragem e recomeçar mais uma vez. Parabéns pelo seu blog ele e lindo de mais e muito inspirador. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, ana, fico extremamente feliz em ter te dado esse incentivo. Saiba que o seu blog é um espaço pessoal seu, seu cantinho, pouco importa o que vão achar, o importante é você amar blogar <3
      Beijos e muito obrigada pelo carinho, são comentário como o seu que me dão forças para continuar!

      Excluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo