Medo de mudanças

25 de mar de 2015
Fonte: Flickr
Eu sempre fui resistente a mudanças. Nunca gostei que as coisas não acontecessem como imaginei. E isso sempre foi bem difícil pra mim, afinal, a vida é assim. Nada sai como planejamos. Mesmo assim continuamos a querer controlar tudo. Acho que fazemos isso por medo. Medo de acreditar que não possuímos controle sobre nossas vidas, sobre o nosso destino. Num minuto tudo está perfeito e saber que daqui a pouco, a página vira e o cenário muda... Bem, não é fácil e isso acaba nos deixando ansiosos e desesperados.

Quando eu digo mudança, não estou apenas me referindo a uma mudança de emprego, o medo de não se encaixar numa nova escola ou o término do relacionamento. Eu me refiro também, e principalmente, à mudança interna, aquela mudança que vai nos transformar em ex- alguma coisa, estou falando da transição. E essa é a mais difícil das mudanças. Você chega a ter uma crise de identidade, você não se sente mais seguro de quem realmente é.

Mas, muitas vezes temos que abrir mão de muitas coisas para alcançar outras e é aí que a insegurança toma conta. Você se sente acomodado na situação atual, sente medo de se saltar no desconhecido, sem rede de segurança, sem garantias. É o momento em que o passado já se foi, mas o futuro ainda não chegou, é o período que pode durar apenas um segundo, mas nos aterroriza. Essa é a transição. Deixar o novo vir, significa deixar o velho morrer e toda morte significa luto. E ninguém gosta de ficar de luto.

Nesses momentos, eu me lembro daquela frase "Não tenha medo da mudança. Coisas boas vão, para que coisas melhores possam vir." É nessa frase que me apoio e acredito que a mudança é mais uma das leis inevitáveis da natureza. Quem nunca mudou com o tempo? Aos poucos você vai deixando de escutar certas músicas, de usar certas roupas, de falar com certas pessoas. Mudar faz parte do ciclo da vida. E não há nada que possamos fazer, a vida é assim, e essa é a graça dela. Andar no escuro, apenas esperando que tenha tomado a decisão certa, que esteja em direção ao caminho correto. E aí você tem apenas que apostar todas as suas fichas naquilo. Tem que torcer pra dar certo!

Sabe, as pessoas sempre colocam a culpa na vida, que ela é difícil, injusta e blá blá blá. Mas não é a vida que dificulta as coisas. As pessoas é que tem muito medo de mudar, de se arriscar por uma felicidade que não é garantida. Todo mundo tem um trauma, um medo, algo que paralise, mas transformar isso em espaço pra crescer, poucos fazem. Então, prometa a si mesmo que quando encontrar um obstáculo grande na vida, não irá desanimar ao passar, pois com o tempo ele se tornará pequeno. Não porque ele diminuiu, mas porque você cresceu.
15 comentários:
  1. Mudanças acontecem o tempo todo,muitas vezes para nos fazer melhores e mais fortes,mas não nos sentimos bem saindo da zona de conforto e é aí o ponto crucial entre enfrentar o desafio ou simplesmente deixar pra lá.
    Adorei seu texto,demais mesmo :)
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jenny!
      obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  2. As mudanças fazem muita diferença na vida da gente. Ainda mais quando tem que escolher pelo desconhecido, pelas opções que você não tem um conhecimento tão grande, não sabe exatamente o que vai acontecer.
    Isso aconteceu comigo quando decidi mudar de cidade e não em arrependi e não me arrependo até hoje. Muitas, mas muitas coisas mudaram mesmo, e eu estou praticamente irreconhecível do que eu fui, e posso dizer que foi pra melhor, até porque muita gente fala isso comigo, hahaha.
    Lindo texto Carla!
    Abraços! | Saphy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem mesmo Divana!
      Mudar de cidade nunca é fácil, mas fico feliz que tenha dado tudo certo pra você <3
      Obrigada!!
      Beijos

      Excluir
  3. Esse texto apareceu no momento certo. Eu estou em fase de mudança sabe, deixar certas coisas para trás, dar valor apenas para aqueles que me amam... Me mudando por dentro entende? Realmente é complicado, porque no começo é difícil, pois você já está acostumada com certas coisas, é a nossa zona de conforto... é um desafio a ser enfrentado, afinal, a gente não sabe qual será o resultado dessa mudança... Bom, já me decepcionei pra caramba na vida e eu espero que finalmente as coisas deem certo... Que bom que seu blog voltou hiihi. Beijos e lindo texto <3
    http://ladystronger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu já fiz isso Flávia e ajuda muita, de tempos em tempos a gente acaba fazendo essa mudança mesmo! Mas apesar de ser complicado, é muito importante realizar essas mudanças, principalmente por causa do nosso crescimento pessoal.
      Fico feliz que você gostou do texto e que ele de certa forma tenha te ajudado!

      Beijos <3

      Excluir
  4. Eu sempre tive e ainda tenho medo de mudanças, do que pode acontecer se eu fazer ou nao tal coisa !

    Preciso muito mudar <3 Amei o post

    www.conversasfeminiinas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que lá no fundo, todos têm medo de mudar, é natural, a gente se acomoda muito fácil com as coisas, situações e pessoas. Mais difícil ainda é ficar se martelando para tomar uma decisão haha

      Tamires, fico MUITO feliz que gostou do post!

      Beijos e eu tb preciso ;D

      Excluir
  5. Ah eu estava precisando ler algo assim, e parece que o seu texto veio para mim. As vezes, a gente não está em um dia bom e uma mensagem de força e inspiração, sempre é bem vinda e ajuda muito. Obrigada por fazer esse texto! É a primeira vez que venho no seu blog e já andei por ele todo e nem me enjoei ainda. To adorando, muito lindinho! <3

    BLOG: http://www.seismilmilhas.com/
    FACEBOOK: http://www.facebook.com/seismilmilhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, sarah, você não tem noção da minha felicidade ao ler isso, sei exatamente o que você quer dizer. E fico feliz em saber que o que eu escrevi te ajudou, te deu força, isso é o motivo pelo qual eu mantenho esse blog <3

      De nada, prometo fazer muitos textos!
      Muito, muito obrigada pelo carinho <3

      Beijos

      Excluir
  6. É verdade, estou dentro dessa mudança e está tudo meio complicado agora! Mas acredito estar fazendoas escolhas certas... Amei o post, caiu na hora certa pra mim! beijos
    Seguindo!!
    http://tudocabenakombi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi laura!
      Eu fico extremamente feliz quando o post ajuda um leitor, eu também estou passando por mudanças e isso muitas vezes me aterroriza, mas vai dar tudo certo. Boa sorte!

      Obrigada,
      beijos

      Excluir
  7. Mudar é algo desejoso e altamente difícil, sinto um arrepio só de pensar. Não temo as mudanças pequenas ou de look, mas aquelas mudanças que a alma pede mesmo, aquelas que vão mudar tudo...Esse tipo de mudança, confesso que por mais que queira, sinto vontade de me esconder debaixo da cama pra não ter que enfrentar.
    Obrigada pelo post. Vou lembrar por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, não é fácil não! Muitas vezes, eu percebo que estou fugindo de certas responsabilidades que trarão mudanças como: escolher um curso para a faculdade, me sinto com tanto medo de uma mudança assim, de partir para a vida adulta, sei lá!

      De nada, fico feliz em ajudar outras pessoas que como eu têm medo de mudanças!

      Beijos

      Excluir
  8. Paula20.8.15

    Acho que o mais difícil é quando somos adultos e temos mudanças internas, quando nos sentimos diferentes das pessoas a nossa volta ou diferente do que sempre fomos..nós ficamos confusos tentando entender..estou passando por isso agora, mas sei que quando toda a turbulência passar essa nova EU, será melhor do que a antiga! Sabe como é isso?

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo