"Infinitos" motivos para amar Doctor Who

5 de jun de 2015
Se você é um viciado em séries como eu, provavelmente, já ouviu falar de Doctor Who, normalmente abreviada para DW. A série de um homem louco com uma caixa, viajando pelo tempo/espaço com uma bela companheira e amigos. Salvando o universo, lutando contra aliens, descobrindo que a filha dos seus melhores amigos é sua esposa e também a mulher que supostamente deveria te matar (super normal neh?)... Eu sei que quase todo mundo já ouviu falar de Doctor Who, mas eu, acredite se quiser, "descobri" a série apenas esse ano e decidi convencer mais pessoas a assistirem a essa maravilhosidade.



Acho que esse está sendo um dos posts mais difíceis de escrever, pois eu poderia ficar falando horas e horas, dando milhares de motivos para tentar te convencer a assistir doctor who, mas, fiz o possível e o impossível, para colocar aqui apenas os principais motivos!

Comecemos falando um pouco sobre a história de Doctor Who...
Um pouco sobre a história de Doctor Who
Doctor Who é uma série bem antiga, a mais longa série de Ficção da história, em 2013 ela fez 50 anos de aventuras do Doctor e a TARDIS (sua máquina do tempo). Porém calma, se você já se interessou pela história, não precisa ficar assustado, você não precisa assistir os antigos episódios, ou “Série Clássica”. A série, em 2005, recebeu um reboot, e a história meio que “recomeçou”, mas não fingindo que nada de anteriormente havia acontecido, e sim começando com um novo Doutor, uma nova companheira e novas histórias.

É bem difícil dizer do que a série trata, mas irei tentar juntar tudo o que é em frases lógicas. Em Doctor Who somos apresentados ao Doutor, um alien que viaja, geralmente, em companhia de amigos humanos que ele conhece em suas aventuras. Sempre que o Doutor chega em um lugar que esteja com um problema ou sobre alguma ameaça é parte de sua índole ajudar a salvar o dia. Outro detalhe importante é que o Doutor é o ultimo de sua espécie (Time Lords - Senhores do Tempo), uma raça alienígena altamente avançada que tinha controle sobre o tempo e que possui a habilidade de driblar a morte transformando o seu corpo em um novo, o que faz com que vários atores tenham interpretado o Doutor ao longo dos anos. Entretanto, houve uma terrível guerra do tempo entre os Senhores do Tempo e os Daleks, criaturas terríveis criadas apenas para odiar e destruir. A Time War, ou Guerra do Tempo, fez com que os Senhores do Tempo, além de destruídos ficassem presos em uma bolha temporal. Assim o Doutor se torna o último de sua espécie.
Como começar a assistir?
Há dois pontos em que é possível começar a ver a série, seja a partir de 2005, ou a partir da quinta temporada, em que novamente há uma troca de Doutor e de seus acompanhantes. Particularmente, não acho legal começar pela quinta, conhecida por “Era Moffat”, mas sim pegar desde o começo em 2005, admito que é tosquinho, os efeitos são bem antigos, mas é tão bom ver como o Doctor volta após a “Time War”, e já se conecta com Rose Tyler, sem falar no poço de genialidade que é Donna Noble, a mulher mais importante de toda a criação!

Agora vamos aos motivos, nos quais, contarei muito mais sobre a história!
1. O roteiro nunca é monótono
A série nunca será monótona! Durante todas as temporadas em nenhum momento você irá se deparar com um roteiro sem graça ou chato, a cada temporada a série se reinventa, os personagens mudam, até o interior da TARDIS muda, o difícil mesmo é se desapegar dos personagens :( A maioria dos episódios são histórias independentes, algumas vezes contadas em episódios duplos, mas que em muitos casos não é preciso que se tenha visto tudo que veio antes. Nesses episódios são plantadas pequenas dicas (easter eggs) que ajudam a construir tramas maiores que são resolvidas no fim da temporada. Da quinta temporada em diante, as temporadas são conectadas formando uma grande trama que é resolvida no especial de Natal de 2013 de 50 anos. A série moderna ("Novo Who") já teve oito temporadas e contou com quatro Doutores distintos (mais o Doutor da Guerra - você entenderá, só não explico para não dar um super spoiler).
2. O Doutor e TARDIS

Como já disse antes, o doutor é um Senhor do Tempo que viaja por todo tempo e espaço dentro de sua TARDIS em busca de muita aventura e loucura. Sua missão é conhecer o universo, ajudar todos os povos, apesar de sua grande afeição com os humanos, combater inimigos das mais diversas raças e corrigir erros de qualquer lugar ou época.

O que é a TARDIS? Time and Relative Dimension in Space, mais conhecida por TARDIS, é a cabine de polícia azul que o Doutor utilizar para viajar. A TARDIS, por fora, possui o tamanho de uma cabine normal, mas por dentro, ela é infinita, e sempre que um novo passageiro entra na nave escutamos a mesma frase "It is bigger on the inside", ademais às vezes a TARDIS é "redecorada'', tendo seus interiores diferentes.

3. As COMPANIONS

Companions do Décimo Doutor

Os acompanhantes do Doutor durante suas viagens são umas das partes mais importante da série, pois são responsáveis por "humanizar" nosso querido doutor. O Doutor finge ser um homem amargo (o nono doutor até é), mas no fundo ele só precisa de alguém para dividir todas as aventuras que ele vive, portanto, está sempre acompanhado. Muitas companions já fizeram parte da série, sendo uma das mais famosas a Sarah Jane Smith, que acompanhou a quarta e quinta regeneração do Doutor, e também apareceu em especiais, durante a série nova na segunda e quarta temporada, ao lado de David Tennant. A mais famosa da série atual, todavia, acredito ter sido a Rose ou a Amy, mas temos Companions para todos os gostos e não são obrigatoriamente mulheres, apesar de serem grande maioria.

4. Os Vilões

Se as companions já são maravilhosas, os vilões então, são fantásticos. Temos os Daleks (terceira imagem) que são os inimigos mortais do Doutor que vivem em constante guerra com os Time Lords, e eles se odeiam para toda a vida, a meta dos Daleks é matar o Doutor, mas óbvio que eles nunca conseguem. Entretanto, o mais assustador, na minha humilde opinião, são os Weeping Angels (última imagem) que são estatuas de pedra, e para elas não te atacarem você tem que estar em constante contanto visual com elas, porque se você piscar, diga adeus. Elas são apresentadas durante a série nova em um dos melhores e mais inteligente episódios que já vi de qualquer outra série: o episódio "Blink" (3x11).

5. Especiais de Natal
Especial na metade da sétima temporada

Como toda série britânica, os hiatus de Doctor Who são bem grandes, mas podemos TODO ano ter certeza que no dia 25 de dezembro teremos um episódio de Doctor Who. Esses especiais ocorrem na série atual e, na maioria das vezes, são entre temporadas. Sempre recheados de emoções e cativantes, que fazem meus olhos brilharem e esperarem ansiosamente para o Natal.

6. A abertura

E por último, mas não menos importante: a abertura de Doctor Who. Sabe aquelas aberturas que logo depois de alguns episódios você já esta cantarolando? Então... não tenho nem palavras para definir o quão fantástica é a abertura de Doctor Who, sempre que escuto a abertura já sinto um frio na barriga e preparo meu coração para novas aventuras!

Enfim, isso é tudo, pessoal! Doctor Who é uma série especial, diferente que qualquer coisa que você já tenha visto e vale a pena dar uma conferida, seja baixando, vendo no netflix ou acompanhando pela TV Cultura está exibindo, atualmente, a 4ª temporada da série nova! Se quiserem, faço um próximo post indicando os melhores episódios!
9 comentários:
  1. Que post incrível, Carla! Agora sim quero ir correndo assistir essa série (sério, devo ser a única pessoa no mundo que ainda não assistiu). Vou aproveitar que todas as outras séries que eu acompanho estão de hiatus.

    P.S.: Só tenho mais uma coisa a dizer: AMEI ESSA ABERTURA!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sabrina <3 aproveite mesmo e espero que vocÊ goste!
      Fico feliz que gostou haha
      Beijos

      Excluir
  2. Que incrível,nunca vi,mas agora deu uma vontade enorme de assistir desde o começo :D
    Vou procurar e assistir :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você assista mesmo Jenny <3

      Beijos

      Excluir
  3. Eu tenho muita, muita vontade de assistir Doctor Who, mas nunca sei como começar, por onde, por quando, não sei como faz!
    Na verdade eu até já vi alguns episódios mas acho que fiquei perdida porque não consegui ter vontade de ver mais, por isso queria ter alguma ordem pra ver, hahahaha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luly muita gente se sente confusa em relação a isso, então faça assim: comece pela 1ª temporada no Novo Who (2005 a 2015)!
      Segue essa ordem que vai ser bem tranquilo haha

      Beijos <3

      Excluir
  4. Eu nunca assisti, já tinha ouvido falar, porém não tinha noção de como era
    e adorei sua resenha

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ SORTEIO 1 / SORTEIO 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você assista e AME!

      Beijos e fico feliz que gostou <3

      Excluir
  5. Ainda não consegui assistir :(
    Já tentei pelo menos umas 3 vezes e nada. Não sei se é por causa da atmosfera que não estou acostumada ou se os personagens não conseguiram me cativar, mas vejo tanta gente falando tão bem, que eu tenho vontade de assistir :)

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo