Primeiras Impressões: Dez Coisas que Aprendi sobre o Amor - Sarah Butler

7 de ago de 2015

Dez Coisas que Aprendi sobre o Amor
Sarah Butler
Editora Novo Conceito, 2015
256 páginas

Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

Recebi recentemente um e-mail da Editora Novo Conceito, parceira do blog, falando sobre um novo lançamento deles e oferecendo para degustação os primeiros quatro capítulos de Dez coisas que aprendi sobre o amor, da autora Sarah Butler. Um livro que é uma homenagem para a cidade de Londres, que eu amo haha e hoje trago minhas primeiras impressões do livro.

O livro é narrado em primeira pessoa, e se alterna entre as visões de Alice e Daniel, sempre separadas por listas com 10 itens diversos, esses itens já deram uma boa dica do que a obra promete A escrita de Sarah Butler, é fluida e bastante poética e envolvente, e suas personagens, interessantes.

Enquanto Alice se sente estranha dentro de sua própria família e aparenta ter alguns conflitos pendentes com ela, já Daniel é um senhor que vive nas ruas, sonhando encontrar a filha que jamais chegou a conhecer. Vale dizer, também, que a narrativa de Daniel, pelo menos no início, é mais poética e sensível, pois logo já traz suas emoções e pensamentos, enquanto a de Alice é mais descritiva e não tanto emotiva. Mas tenho que confessar que a história de Alice tocou meu coração devido à relação entre ela e o pai.

Não posso falar mais sobre o livro porque muitas coisas ainda não foram reveladas, levando em conta que são poucas páginas. Espero que esse ritmo de narrativa continue e estou ansiosa para saber o que vai acontecer com essas personagens, já que está claro que é um livro que vai trazer reflexões e me fazer, quem sabe, aprender mais sobre o amor...

Quotes

‘‘Sou um velho de coração meloso, não há outra maneira de descrever. E a verdade é que me sinto mais em casa aqui — à beira do rio, onde há lama e confusão — do que nos quarteirões chiques como o do Tube, com suas telas reluzentes e seus seguranças.”

“Eu lhe envio um cartão de aniversário todos os anos. Não sei o dia exato, mas posso fazer uma boa estimativa. A coisa mais difícil é o envelope: todo aquele espaço em branco. Escrevo seu nome — tenho isso, ao menos —, mas não tenho o endereço. Coloco-o numa caixa do correio e sonho, nessas noites, com o envelope sendo colocado numa caixa de correio e você se aproximando dela.”
10 COISAS QUE EU APRENDI SOBRE O AMOR
Vou finalizar a resenha com 10 Coisa que Aprendi Sobre o Amor

  • 1. O amor é a arma mais poderosa que existe;
  • 2. Capaz de revelar o que a de melhor nas pessoas;
  • 3. E de transformá-las;
  • 4. Sei também que ele chega a nossa porta quando menos esperamos, e quando mais precisamos;
  • 5. O amor sempre envolve uma escolha;
  • 6. Ele te dá forças, ainda que você se sinta a pessoa mais fraca de todo o universo;
  • 7. Mas insistimos em negá-lo por medo de nos machucarmos;
  • 8. Acredito que nunca vamos descobrir verdadeiramente o que o amor significa;
  • 9. Mas que sempre iremos tentar compreendê-lo;
  • 10. E que um dia entenderemos que, quando se trata de amor, sempre teremos muito a aprender...

Essas foram as 10 coisas que aprendi sobre o amor, muitas por experiência e outras por leitura!
Que tal compartilharem comigo as que vocês aprenderam? E aproveitem e contem pra mim: estão tão ansiosos quanto eu para fazer essa leitura?
8 comentários:
  1. Gostei muito desse livro Carla. Já tinha visto ele em outro blog e me atiçou muito a curiosidade de lê-lo.
    Mas, quero falar de outra coisa. Hoje chegou uma cartinha sua aqui em casa com uns marcadores, o cartão do seu blog e um cartãozinho escrito a mão por você, muito obrigado Carla. Fiquei muito feliz com isso.
    Gostei muito, Bjsss *--------*

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia siim <3
      Tenho certeza que irá gostar haha
      SÉRIO? Ainda bem que chegou, estava preocupada com isso e fico muito feliz que gostou!
      Beijos

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha pareceu ser realmente muito bom! "4. Sei também que ele chega a nossa porta quando menos esperamos, e quando mais precisamos;" Concordo muitão com essa frase ♥ haha Beijos

    www.pumpcolor.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei super curiosa haha, quero ler logo para fazer resenha pra vcs!

      Beijos <3

      Excluir
  3. A droga é que estou proibida de comprar livros até ler os quase 30 na estante de não lidos.
    Super me interessei pela história. Eu já tinha lido a sinopse dele.

    http://casteloddiamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish Jessica haha espero que assim que terminar todos esses livros você leia!
      beijos

      Excluir
  4. "5. O amor sempre envolve uma escolha" << Uma grande verdade sobre o amor.
    Adoro essa ideia de listas, só por isso já da vontade de ler e sua resenha instiga ainda mais.


    Obs.: indiquei você em na Tag: Os últimos =]
    www.palavrasencenadas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro listas <3 sempre me divirto fazendo haha
      Essa era a minha intenção Thaise!

      Beijos e vou dar uma olhada!

      Excluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo