Não Pare! - FML Pepper

21 de set de 2015

Não Pare!
FML Pepper
Editora Valentina, 2015
280 páginas

Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados? Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade.

Há tempos que estou ansiosa para ler esse livro, principalmente por ser de uma autora brasileira que acompanho nas redes sociais! E não me arrependo nem um pouco da leitura. Esse livro entrou para os favoritos de literatura fantástica e, sério, estou apaixonada pela história, encantada com as personagens e pelo mundo criado por Pepper, ela é um gênio! Agora, falemos um pouco da história incrível e linda do primeiro livro dessa trilogia que conquistou meu

Nina Scott e sua mãe, Stela, vivem se mudando – seja por uma exigência do trabalho de Stela ou por suas paranoias quanto à segurança de sua filha, que vive se metendo em acidentes. A questão é que elas já se mudaram mais de dezoito vezes, passando por uma quantidade suficiente de países para fazer de Nina uma jovem fluente em vários idiomas. Nina acredita que as atitudes apreensivas e neuróticas da mãe são realmente muito estranhas e por vezes desnecessárias. Além disso, as explicações de Stela não convencem nem um pouco. Sem falar que Nina não sabia nada sobre seu pai, sendo que este acaba se tornando outro enigma em sua vida.

Claro que em meio a uma vida tão atormentada, surgem conflitos na relação das duas. Prestes a completar dezessete anos o sonho de Nina é ter um lugar para chamar de lar, poder criar raízes em um país, se inscrever em uma faculdade bacana, fazer amizades, e por mais irreal que pareça é exatamente isso que sua mãe planeja para elas. Após um acidente elas retornam para Nova York com a promessa de que não haveria mais mudanças, então aproveitam um período de calmaria, desfrutando de uma vida praticamente normal.

“Pessoas surgem do nada e, de repente, resolvem me atacar...” Que tipo de ligação haveria entre mim e estes bizarros acontecimentos? A resposta viria ao meu encontro, e não era nada boa. p. 40

Porém, nesse meio tempo, Nina conhece um garoto muito sombrio, Richard, que mexe muito com ela, e depois disto, coisas estranhas começam a acontecer, fortes dores pegam Nina de surpresa, e as situações anormais e acidentes estranhos quase sempre levam Nina à beira da morte. Para Nina, a explicação mais lógica seria sua falta de sorte ou seu possível problema de pressão baixa, entretanto, seu subconsciente teima em alertá-la que por mais que ela queira, sua vida está longe de ser normal, afinal, ela é tudo, menos normal. E o que Nina não sabe é que todos estes fatos possuem uma ligação, um poder muito maior do que simplesmente azar, um poder ameaçador que cerca a vida de Nina e de sua mãe.

"Não conseguia evitar as estranhas sensações que aquele garoto [Richard] gerava em mim. Apesar de rude, ele era lindo. Como a morte poderia ser tão bela? O certo seria que fosse horripilante, como nos filmes de terror. Mas lá estava ele. Para contradizer tudo e todos. Lindíssimo!" p. 151

Minhas impressões

Desde o início da leitura ficou bem claro para mim que havia algo de diferente com nossa protagonista. Mesmo em meio a uma trama colegial (com direito a um triângulo amoroso, criação de fortes laços de amizade e abordagem das típicas dúvidas juvenis), a autora nunca tira o foco do suspense e da ação. As dúvidas nos abocanham: por que elas vivem fugindo? Quem é o pai de Nina? Por que a mãe dela tem tanto medo de algo acontecer com sua filha? E o que afinal de contas são esses eventos misteriosos que paralisam a jovem e a submetem a situações de vida ou morte?

Loucos de curiosidade, mergulhamos na leitura ávidos por explicações, emergindo em um constante fluxo de ação, suspense, revelações e novos mistérios, ou seja, a trama e a escrita da autora são dinâmicas o suficiente para incitar a mente do leitor, fazendo-o questionar a verdade por trás dos estranhos acontecimentos da vida de Nina.

E sabe o que é mais legal nesse clima de ação e ficção? A realidade criada pela autora! Eu nunca que iria imaginar o rumo tomado. Sério, imaginei que haveriam vampiros e lobisomens, tudo era mais provável do que a realidade criada por Pepper. Nesse ponto devo dizer também que em vários aspectos a narrativa é previsível, mas ainda assim ela não cai na mesmice dos romances juvenis atuais.

Às vezes a protagonista se mostra muito teimosa e insegura, mas dei um desconto, afinal no lugar dela eu também não saberia em quem confiar haha E por falar em confiança... Ai meu coração! Nunca fui tão enganada/apaixonada por um mocinho, que não é bem um mocinho, mas que também não é um completo vilão... Sim eu sei, tudo isso é muito confuso, mas é essa a graça da história. Nossa confiança é testada, apostas são feitas, e no final, fica ainda mais claro que Nina está brincando com fogo e que, provavelmente, ela vai se queimar.

O livro tem ação, mistério e um lindo romance proibido... Não Pare!, orgulhosamente, merece 5 estrelas e 1 coração, toda a diagramação, as personagens, a fantasia, e toda a história em geral é de tirar o fôlego. E mesmo que você queira parar de ler, Não Pare de ler, apenas Não Pare!, você vai se emocionar e se apaixonar com esta maravilhosa história!

8 comentários:
  1. Agora fiquei mais convencida ainda a ler,to vendo que vou gostar muito :D
    Indo procurar esse livro já <3
    Obrigada pela indicação ^.^ ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EBA! Leia siim Jenny <3
      De nada, espero que leia e ame como eu.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Carla!

    Ganhei o dia com esta resenha lindíssima! Muito obrigada pelas palavras tão carinhosas!
    Beijos no coração,
    Pepper

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, eu ganhei o dia com o comentário de uma das minhas autoras favoritas!!
      Beijos <3 <3
      E mais uma vez: parabéns, você tem muito talento!

      Excluir
  3. Omg agora vou ter que ler esse livro! fiquei muito curiosa mesmo! E que legal que é de uma autora brasileira! Muito obrigada pela dica <3
    Beeijo
    Magicagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EBA! Fico feliz quando consigo convencer as pessoas a lerem um livro que eu AMO!
      De nada <3
      beijoos

      Excluir
  4. Sua resenha e carinho demasiado pelo livro já ganhou minha atenção. Certamente quero e vou ler essa historia que parece diferente e interessante =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, tenho certeza que irá adorar!
      Beijos Thaise <3

      Excluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo