Para Continuar - Felipe Colbert

15 de set de 2015

Para Continuar
Felipe Colbert
Editora Novo Conceito, 2015
224 páginas

Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso. Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade. A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento. O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.

Em agosto, a Editora Novo Conceito que é parceira do blog anunciou o lançamento desse livro encantador do autor brasileiro Felipe Colbert e fiquei super curiosa, pois no começo do ano coloquei como meta ler mais autores nacionais e encontrei uma boa oportunidade da qual não me arrependo. Felipe Colbert é um baita de um escritor que me deixou completamente apaixonada por sua escrita e sua criatividade! Agora, falemos um pouco da história incrível desse livro

O livro nos apresenta a Leonardo César, um jovem de 20 anos que sofre de cardiomiopatia dilatada idiopática, uma insuficiência no músculo cardíaco para bombear o sangue de forma natural. Por isso ele vive uma vida cheia de limitações, sem falar no tanto de de remédios que ele tem que tomar todos os dias. Por conta disso, sempre viveu sob os cuidados excessivos de seus pais, que temiam por sua delicada saúde, de forma que aumentavam a frustração de Léo por não ter liberdade.

"Com essas e outras, devo ser o cara mais bunda-mole de toda a faculdade, não só por andar com um atestado que me impede de jogar uma simples partida de futebol ou por recusar inúmeros convites no barzinho, mas por ter um coração de gesso que pode se espatifar de uma hora para outra”.

Ele está cada dia mais desanimado da forma com que vive. Por exemplo, ele não pode ter seu próprio carro, por isso ele tem que pegar o metrô todo dia para ir a faculdade. E foi em um dia em que Léo retornava da faculdade, de metrô, que se deparou com a imagem que o faria desejar mudar sua vida: a jovem Ayako.

Leonardo fica fascinado com a garota que está de frente com ele no lado oposto do vagão. Lá estava ela, uma jovem de aparência oriental, com cabelos negros e longos, sentada a sua frente de cabeça baixa, distante, concentrada em seus próprios pensamentos. Sua quietude e simplicidade atraíram a atenção dele. Até que em certo momento ele senta-se ao lado dela e eles compartilham uma música japonesa, mas não dá tempo para se conhecerem mais. Num golpe de sorte, Leonardo consegue encontrá-la algum tempo depois e a segue para uma loja japonesa de luminárias no bairro da Liberdade em São Paulo.

Ayako trabalha na loja com seu avô e com Ho, um adolescente com problemas mentais. Apaixonado por ela, Ho faz tudo ao seu alcance para não decepcioná-la. Ao chegar lá, Leonardo decide não entrar com medo de assustar a moça, afinal a sua atitude é bem semelhante a de um perseguidor haha E assim ele volta para casa, mas ao menos agora ele sabe onde encontrá-la. Os caminhos de ambos ainda se encontrarão, pois a história dos dois ainda tem de ser escrita. Mas, nem imaginam que muita coisa ainda irá acontecer, pois não é só Leonardo César que tem interesse em Ayako. Sem falar das lanternas misteriosas escondidas no porão da loja que, segundo o avô de Ayako, representam o amor das pessoas. Toda vez que um amor nasce, uma lanterna se acende, podendo aumentar ou diminuir seu brilho conforme a intensidade desse amor.

Minhas impressões

Iniciei a leitura, acreditando que seria apenas um simples romance com um toque de cultura japonesa, porém estava completamente enganada. O livro é muito mais do que um romance. Não consegui largar do livro; a escrita de Felipe Colbert é leve, os capítulos são curtos, as personagens cativantes, é uma mistura perfeita entre mistério, fantasia e romance. Torci até o fim pela felicidade de Ayako e Leonardo. Além disso, quero reforçar que a diagramação está maravilhosa, sério! E o marcador que a editora enviou junto com o livro (autografado!!) é muito, muito, muito fofo.

Falando em fofo... Leonardo apesar dos problemas físicos é tão fofo que eu tinha vontade de abraçá-lo o tempo inteiro. Ayako é uma garota tímida e misteriosa, mas que carrega uma grande responsabilidade, senti vontade de poder ajudá-la a cuidar do seu avô e tirar toda essa responsabilidade de suas costas por algum momento. E Ho, apesar de ser um jovem com problemas mentais, me irritou um pouco no início pelo seu ciúme exacerbado, mas no final ele conseguiu tomar conta do meu coração.

“Ela está disfarçando e eu continuo sem compreender o porquê. É como se a nossa conversa tivesse sido arrebentada com a mesma tensão de um elástico que se estica até não aguentar mais. Ainda assim, eu insisto."

“Para Continuar” é um livro que tem uma linda lição de amor para dar e não se engane, não é nada clichê. Os personagens são cativantes e creio que essa história foi uma das mais leves e emocionantes que já li. Indico aos amantes de um romance mágico e cheio de mistério e para quem gosta de se emocionar e sonhar com finais marcantes. Leia e viva "Para Continuar"...

2 comentários:
  1. Eu gosto muito de escritores nacionais e adorei a dica vou ir atrás para ler depois.
    E se você quiser uma dica tem um escritora nacional que eu sou extremamente fã dela, que a Carina Rissi ela escreve romances e já li quase todos os livros que ela já lançou o meu favorito é a trilogia "Perdida" gosto muito da escrita dela e se você gosta de comedia romântica vai amar!
    Xoxo :*
    www.isabelamingues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou gostando bastante!
      MUITO obrigada pela dica, minha amiga vive me falando dela, prometo que vou procurar os livro para ler! Beijos

      Excluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo