A importância dos pensamentos positivos

18 de out de 2015

Todo mundo já ouviu (ou disse) um “você devia pensar positivo!” alguma vez na vida. Mas, para a maioria de nós, isso é algo superficial — eu mesma vivo defendendo que, por mais otimista que eu seja às vezes, não dá pra levar uma vida Poliana, em que tudo é visto sempre da melhor perspectiva possível. Acontece que não só é possível como, afirmam cientistas, isso muda a sua vida em diversos aspectos. Então, uma coisa é certa: passou da hora de você começar a valorizar as coisas boas e parar de ficar reclamando. Sério.

Pensar positivamente vai muito além daquela frase de autoajuda que você postou no Facebook ou de um sorriso aqui e outro ali: a habilidade de pensar positivamente, segundo especialistas, é o primeiro passo para ter sucesso na carreira e na vida pessoal. Isso porque, para alcançar todos os graus que te levarão à felicidade plena, é necessário estar feliz e motivado. Pode reparar que pessoas que trabalham e forma mecânica, ou levam a vida um dia após o outro, sem almejar voos mais altos, tornam-se desmotivadas e insatisfeitas. Dessa forma os bons pensamentos se afastam, sendo ocupados por sentimentos de lamentação e frustração.

O que os pensamentos negativos fazem com o seu cérebro

Eu sei que muitas vezes não dá pra evitar sentir medo ou raiva, mas o ideal é fazer tudo que for possível para evitar esses sentimentos. Isso porque as emoções negativas estreitam nossa mente e focam nossos pensamentos no problema, buscando uma solução rápida, mas nem sempre a mais inteligente. Você já sentiu raiva de alguém a ponto de, no meio de uma discussão, você não conseguir pensar em mais nada? Ou aquela sensação ruim de não saber por onde começar a fazer as coisas num dia em que tem muitas entregas? Então.

Quando nosso cérebro recebe esses estímulos negativos, ele se concentra neles e acaba não enxergando todas as possibilidades de resolução dos problemas. É o instinto de sobrevivência — muito importante, em partes, mas que pode ser um atraso de vida. O que nos leva a…

O que os pensamentos positivos fazem com o seu cérebro

Para corpo e mente estarem saudáveis, é preciso encontrar o próprio foco, de forma que sejam traçados objetivos para que as metas sejam alcançadas. Confira dicas que a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) tem para que a pessoa consiga chegar a este ponto de equilíbrio:

É preciso querer ser positivo: é preciso que você também faça sua parte. É necessário querer aprender, querer mudar e acima de tudo querer perceber a necessidade pensar positivo na sua vida. Esse é um caminho que tem de ser percorrido por você mesmo. Nada no mundo lhe trará de bandeja aquilo que tanto pretende.

Deve-se planejar metas para a vida pessoal e profissional: Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Trace metas que te conduzam ao caminho de realizá-los, dessa forma você estará preparado não só para antecipar as etapas e as dificuldades pelo caminho, mas também para não desanimar quando algo não sair como esperado.

É essencial estar perto de pessoas otimistas: procure ouvir histórias de pessoas que realizaram seus sonhos mais improváveis, leia um bom livro com dicas (dica: Nunca desista de seus sonhos – Augusto Cury) e fique sempre perto de pessoas otimistas e positivas, pessoas que trazem aquilo que há de melhor em você à tona!

Lembre-se: precisamos perseguir os nossos mais belos ideais. Desistir é uma palavra que deve ser eliminada do dicionário de quem sonha e deseja conquistar.

Os pensamento positivos no universo corporativo

Como eu disse no começo do texto, os pensamentos positivos não são importantes apenas para vida pessoal, mas também para alcançar o sucesso na carreira. Alcançar um patamar de satisfação com a própria vida se torna cada vez mais importante nos dias atuais. No mercado de trabalho, por exemplo, em momento de crise financeira que estamos vivendo, demissões em massa estão ocorrendo nas grandes corporações. Tem emprego garantido aquele profissional que se destaca, não somente pelo seu grau de conhecimento, como também pela postura apresentada.

"Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final."

O filme À Procura da Felicidade mostra exatamente isso. A história de um homem que, mesmo em meio a muitas dificuldades, conservava em si pensamentos positivos em suas capacidades e a determinação necessária para vencer. Tanto é que após um período turbulento, conseguiu alcançar sucesso que tanto almejava em sua vida profissional.

Pensando nisso, milhares de empresas têm investido na formação coach, porque elas veem nesse processo uma oportunidade de fazer sua mão de obra se destacar diante dos principais concorrentes. Profissionais de recursos humanos, diretores, grandes executivos e até presidentes estão em busca desta formação para a que ela seja replicada dentro de sua empresa.

O resultado é rapidamente percebido: ao se sentir valorizado, o colaborador fica com fôlego para poder dar o melhor de si e ir além. Isso porque ele enxerga a chance de crescer dentro da empresa, melhorando o próprio cargo e, consequentemente, o salário. Além disso, ao encontrar o próprio foco e traçar os objetivos, os pensamentos positivos estarão sempre na cabeça.

Mas, o que é coaching?

Coach não é psicólogo e nem psiquiatra. Diferente deles, o coach não trabalha com a cura de problemas pessoais, somente apoia a pessoa a buscar soluções para suas angústias, aumentando, desta forma, o desempenho das funções atribuídas e o bem-estar. E não é só para o mercado de trabalho que o treinamento coach é recomendado. Estudantes, por exemplo, que se preparam para encarar exames de avaliação e precisam aumentar o poder de concentração podem se submeter à técnica. O mesmo vale para aqueles que não conseguem definir qual carreira seguir.

Sobre a SLAC

No meio do texto, eu citei uma empresa chamada SLAC. A SLAC é referência em toda a América Latina em formação de novos coaches. Tanto que já ministrou cursos para mais de 22 mil pessoas, além de prestar auxílio às maiores corporações instaladas no país. Entre elas, a General Motors, a Toyota, a Sabesp, a Rede Globo, os Correios, o Grupo Votorantim e o Boticário. Sua sede em São Paulo é considerada um verdadeiro centro de excelência e pesquisa na área coach.

Além disso, eles oferecem diversos cursos como: o Professional Coach, o Executive Coach, o Master Coach, o Leader Coach e o Team Coach. Todos com certificados internacionais. No site deles, você pode conferir todos os cursos oferecidos. Outros são associados à pós-graduação, por meio de um MBA, reconhecido pelo Ministério da Educação. Esta possibilidade, no Brasil, só existe na SLAC.

Os exemplos que usei no post demonstram, claramente, como o sucesso é o resultado daqueles que são positivos e buscam, em qualquer situação, superar o que esteja te impedindo de vencer. Esteja focado no que é melhor para você, acredite que é possível alcançar seus objetivos, alimente sempre pensamentos positivos e o sucesso acontecerá. Pois como diria Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.

Esse é um publipost. A empresa ou produto mencionado no texto procurou o blog para aparecer por aqui. Se você ficou com alguma dúvida sobre como esse tipo de post funciona, entre em contato ❤
6 comentários:
  1. Já tinha ouvido falar de Coach, ouvi falar de palestrantes mas nunca de uma empresa especializada nisso. Bem legal! :)

    É muito difícil manter o pensamento positivo sempre, uma hora a gente sempre desanima, depois anima de novo e assim vai...

    Beijo!

    www.chada22.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fiquei bem surpresa também, mas achei uma ótima ideia!
      É bem assim mesmo, vai variando!
      Beijos

      Excluir
  2. Um post super direto e bem realista na vida de todos hoje em dia, eu procuro manter sempre o pensamento positivo, mas é bem verdade que muitas vezes parece que o mundo conspira contra. Antes deixava isso me afetar, mas agora eu procuro respirar fundo e ter convicção de que tudo vai melhorar...
    Adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muitas vezes após decidir ser positiva, um monte de coisas acontecem contra a sua vontade na tentativa de te fazer mudar novamente. Mas eu fiz como você, decidi ignorar e acreditar que tudo irá melhorar! Fico feliz que gostou Anny <3
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir
  3. O pensamento é fundamental em minha vida, faz toda a diferença!
    Eu penso muito negativo, sou medrosa e insegura e isso me atrai tantas coisas ruins, o pensamento positivo muda tudo e acredito que realmente faz a diferença.

    Um beijo, www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  4. Coaching é uma excelente metodologia de desenvolvimento pessoal muito usada lá fora e que vem crescendo muito no Brasil nos e a SLAC é uma das empresas TOP nesse ramo.

    Excelente artigo.

    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo