Setembrite, vida de vestibulanda e outros devaneios

5 de out de 2015

Como muitos de vocês já devem saber eu sou uma vestibulanda e não tem sido nada fácil. Acordo todos os dias pensando nesse tal vestibular. Será que eu vou passar? A pressão é incrível: do pai, da mãe, do vizinho, da concorrência. Sinto até um frio na espinha quando me perguntam como vão meus estudos... Os cumprimentos que normalmente eram “E aí, tem feito o quê?”, agora são “E aí, estudando muito? O vestibular vem aí, vai passar mesmo? Quero só ver!”, sério é uma pressão horrível! Você se sente na responsabilidade de não decepcionar aquelas pessoas que te admira, sabe?

Exercícios, simulados, longas horas de estudo e preparação... É extremamente cansativo ter que decidir sobre seu futuro com apenas 17 anos, e em meio a tantas dificuldades sejam familiares ou pessoais. Apesar de estudar MUITO não sou um ser perfeito (muito longe disso), então eu tenho "dormido" em algumas aulas no colégio, o que tem me prejudicado com certeza. Além disso, não tenho saído com meus amigos e principalmente minha família, muitos se ressentem pelo fato de que eu não lhes dou atenção. Tenho problemas com dor de cabeça por conta de falta de sono, emagreci alguns quilos, briguei com meus pais inúmeras vezes, deixei de falar com minha avó o quanto deveria, deixei de conversar com meus primos (que são como irmãos pra mim), deixei de sair diversas vezes, impedi que meu pai fosse ao clube de fins de semana porque eu precisava estudar.

Resumo? Estou me sentindo sufocada. De verdade. Comecei a ser mais estressada com pessoas que não merecem minha agressividade e tudo isso porque eu às vezes acho que todo meu esforço, minha luta, minha loucura não está levando a lugar nenhum, porque eu me sinto correndo em círculos para colocar em dia uma matéria que não tem fim; porque não entendo absolutamente nada de elétrica; porque não consigo resolver diversos exercícios e não consigo lembrar nada de Biologia, mesmo depois de fazer todos os exercícios, todas as tarefas, todas as leituras... Meu professor diz que o nome disso é setembrite, no começo não dei muito crédito ao que ele disse, mas fui pesquisar e encontrei várias reportagens e até um texto de diversos educadores e psicólogos conhecidos.

"Muitas vezes, o estudante perde a noção do quanto aprendeu nos anos em que passou no colégio ou no cursinho: isso pode trazer a sensação de pânico diante das provas. Dedique os últimos meses às disciplinas e assuntos que parecem mais difíceis, ao invés de tentar, inutilmente, abraçar o mundo. Reconhecer que é impossível dar conta de tudo também ajuda."

A Setembrite aparece poucos meses antes do vestibular, que é a época de maior stress para todos os vestibulandos. A psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano explica por que os meses que antecedem o vestibular são mesmo marcados por stress: "Nessa fase, o estudante percebe que está prestes a empreender uma importante mudança, abandonando o conforto do colégio e escolhendo uma profissão".

Então, eu tenho me sustentado na ideia de que não é só comigo que isso tem acontecido ou aconteceu e no que meu professor costuma dizer, a vida é justa, basta fazer a coisa certa e esperar os bons resultados de suas boas ações. Outros exemplos que carrego comigo são pessoas inspiradoras como a Taci (sim! clique aqui para ver o vídeo incrível que ela fez sobre as dificuldades da vida dela), mesmo em meio a tantas dificuldades ela conseguiu chegar onde chegou, mostrar que todos somos capazes de alcançar nossos sonhos, mas temos que ir atrás, como ela diz, da nossa própria sorte. Enfim, tenho que confessar que isso é o que tem me sustentado, acreditar que todo o meu esforço valerá a pena! YES, I CAN DO IT!

12 comentários:
  1. Carlinha, eu já passei diversas vezes por isso que você está passando e te entendo muito! Eu terminei o ensino médio com 16 anos e a pressão para passar no vestibular era coisa de louco (e eu nem sabia ao certo o que queria!!!!).
    Hoje, com 19, depois de muitas provas e muita pressão, tenho me acalmado bastante diante dessas situações. O nosso rendimento cai MUITO se ficamos muito ansiosos ou algo assim, então pelo seu bem (MESMO) tenta relaxar um pouquinho. Eu sei que é difícil, parece que na hora da prova não vamos lembrar de tudo que precisamos e ficamos na loucura tentando estudar T-U-D-O, mas acredito que o melhor é reforçar as matérias que você tem mais dificuldade e não encará-las como inimigas. As matérias que você tem facilidade serão suas aliadas e acredite: você vai lembrar do que precisa.
    Tira um tempo pra você, pra descansar seu corpo e sua mente e não chegar a exaustão!
    Essa é uma fase muito importante, mas não precisa ser cruel, sabe?
    Você é super dedicada, confie no seu potencial. Fica tranquila que tudo vai dar certo, viu? ♥

    amorecando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ver pessoas que tiverão ou estão tendo a mesma experiência que eu sabe? A pressão é muito grande mesmo.
      Obrigada pelos conselhos, prometo tentar relaxar e descansar um pouco. Espero que eu lembre mesmo, as matérias que mais tenho dificuldade estão me deixando muito preocupada, mas vai dar tudo certo né?
      Hoje eu fiz, pela primeira vez no ano, acho, dormi três horas contínuas à tarde haha
      Não tenho nem palavras para agradecer, sério! Obrigada mesmo. ♥

      Excluir
  2. Já passei pelo que você passou na época do vestibular. Hoje, com 24 e formada em Design também me sinto assim, pois ainda pretendo fazer uma faculdade (boa dessa vez) e a pressão é a mesma.
    Sinceramente a visão que tenho hoje em dia, é que aos 17 é quase impossível saber o você vai querer seguir para o resto da vida.
    Acho que vamos nos aperfeiçoando e descobrindo ramos da profissão escolhida, mas isso é com o tempo.
    Boa sorte, seu esforço valerá a pena sim :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até já estou começando a ter essa visão também, que ainda é muito cedo e que irei sim cometer erros, mas eles fazem parte da minha vida e de quem eu serei no futuro.
      Obrigada Jessica, pelo comentário e pelos conselhos!
      Beijos ♥

      Excluir
  3. a minha vida toda eu achei que queria ser designer, estudei, passei no vestibular na faculdade que eu queria (mesmo sendo particular, era a que eu queria) e no 5o periodo eu descobri que queria ser arquiteta. larguei tudo e agora estou fazendo arquitetura (na mesma universidade, diga-se de passagem), eu não vou mentir, eu sofri muito pra largar o design, chorava o tempo todo. mas a vida é feita dessas escolhas, sou muito mais feliz fazendo arquitetura!! Eita Mariana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Mari, ou melhor, Eita Mari haha que coragem! Eu acredito que isso é natural de acontecer, pois somos muito jovens nessa época. E você está certa, a vida é feita de escolhas e você fez a escolha certa!
      Beijos e obrigada pelo carinho ♡

      Excluir
  4. Você não está só, tem que pensar que você pode e vai passar, se der o melhor de você, mas seu melhor é quando vc está bem consigo mesma. Não perca mais seu sono, até porque você poderá tentar no ano que vem!
    Bjs

    https://www.facebook.com/achadosdamila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Mila, você está certa! Vai dar tudo certo, pelos menos estou dando o meu melhor para isso haha
      Beijos ♡

      Excluir
  5. Desejo que dê tudo certo para você e não se cobre demais viu?
    Já passei por esse momento várias vezes e hoje me pergunto porque exigi tanto de mim..
    Que você consiga atingir essa meta viu?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clayci!
      Tomara que eu consiga mesmo haha
      Beijoos

      Excluir
  6. Carlinhaaa, estou morrendo e não tento me consolar estou me pressionando de não a preguiça toma conta e eu estou tipo "Mãe, começa a me cobrar" estou enlouquecendo. A uns dias pro ENEM não sei o que faço parece que esqueci TUDO que aprendi todo ano no Pré-vestibular social. Não sei mais o que fazer. APENAS ESTUDAR!
    Obrigada pelo post, é bom saber que não sou só eu aiai MORRENDO :/

    Boa sorte para nós nos vestibulares, beijão
    http://jullyalmeidablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toma conta mesmo, sério, odeio quando deixo que isso aconteça haha também falo isso pra minha mãe! Aliás, é sábado já Julli D=
      Eu também fico achando que esqueci tudo, só resta estudar bastante e dar uma descansada na sexta né?
      De nada haha obrigada pelo comentário!
      Beijos e boa sorte para nós <3

      Excluir

 
Todos os direitos reservados © - Tecnologia do Blogger Layout e desenvolvimento por Carla Vieira · Ilustração por Laura Melo